Nova York produz anualmente mais de 14 milhões de toneladas de lixo que precisa de ser transportado diariamente para locais fora da cidade. Isso significa um gasto de mais de 215 milhões de euros só com camiões de lixo. A logística é cara financeiramente e também ambientalmente.
O projeto feito pelos arquitetos do Present consiste em construir ilhas gigantes de compostagem. Apelidado de Green Loop, a estrutura foi planeada para ser instalada em pontos estratégicos dos canais que atravessam a cidade.
As ilhas devem ter dois andares. No espaço inferior acontecerá o processamento dos resíduos orgânicos, que serão transformados em adubo, enquanto a ala superior será utilizada para o lazer e plantio de diferentes culturas, onde será aproveitada a matéria orgânica produzida localmente.
Será possível que os próprios moradores sejam responsáveis pela compostagem e destino dos seus resíduos, partilhando essa tarefa com os órgãos públicos. A população também pode aproveitar para plantar diferentes culturas no “parque”.
Esta proposta vai criar uma rede de parques de compostagem do processamento do lixo orgânico (30% do fluxo de resíduos residenciais), e a adição de 125 hectares de parque público de terras. Isto significa uma redução drástica de quilómetros de caminhão para aterros sanitários, a diminuição de tráfego, ruído e poluição, com os benefícios adicionais de ruas mais seguras, um ar mais limpo e menos emissões de gases de efeito estufa.
ciclo vivo / presentarchitecture