Cunhadinho amigo arranjou a palete e eu inspirada pelas centenas de coisas que andam na blogosfera sobre o que se pode fazer com uma palete, entusiasmei-me pela ideia de um jardim vertical para colocar as ervas de cheiro. Mais 1 inspiração da tv, milhares de programas de cozinha com todo o tipo de ervas. As nossas ervas costumavam estar no parapeito da janela e funcionava minimamente bem mas nunca tinha todos os tipos de tomilho, a salsa morria em 2 semanas, bla, bla…
Trabalhar com paletes é 1 inferno. A madeira normalmente está maltratada e admiro todas as pessoas que conseguem fazer moveis com aquilo!
Para este projecto bastou:
- 1 lata de tinta (antiga que tinha de pintar paredes ?!?!),
- sacos de sarapilheira que a minha mãe me arranjou,
- sacos de plástico gigantes e resistentes,
- måquina de agrafos e 1 pulso bem forte,
- sacos de terra
- rodas (comprei na leroy merlin)
Basicamente, pinta-se a palete, forra-se a parte de baixo, lateriais e atrás com sacos de plástico (fixa-se com agrafos), à frente por dentro forra-se com a sarapilheira (mais uns bons agrafos). Colocam-se as rodas (4 em baixo). Esta parte é opcional mas a palete com a terra fica muito pesada e as rodas dão-lhe mobilidade. Enche-se com terra e fazem-se uns golpes na sarapilheira para plantar as plantas.
Depois é só escolher as plantas que se querem plantar e perceber as que não podem estar umas ao pé das outras. Esta parte comigo está a (não) funcionar na base da tentativa e erro.
Basicamente desde o verão passado que temos sempre ervas frescas. Mas não, ainda não estamos um olivier, nem um gordon ramsay, ou um avillez, ou whatever… mas já usamos muito as ervas. Muito manjericão, hortelã na sangria, tomilho limão no peixe, salsa e coentros nas coisas do costume, rucula nas saladas (muito boa a rucula).
Aqui ficam as imagens.