Em 2013, a Volkswagen (VW) decidiu acabar com a produção da mítica “pão de forma”. Porém, a marca parece ter voltado atrás na decisão e quer agora reavivar o clássico furgão, mas numa versão eléctrica. A intensão foi revelada por Heinz-Jacob Neusser, membro da administração, à revista Autocar durante o New York Auto Show. Neusser adianta que a VW irá em breve revelar um protótipo do veículo.
De acordo com o representante da fabricante alemã, o novo veículo vai ter um pequeno motor eléctrico para puxar as rodas da frente, com baterias de armazenamento na parte inferior. Quando ao design, Neusser assegurou que a VW está a ser bastante cuidadosa para preservar o aspecto icónico da “pão de forma”. “Primeiro, o pilar D largo e sólido; segundo, o desenho ‘quadrado’ do centro; terceiro, a frente muito curta. A distância entre o pilar A e a secção dianteira tem de ser muito pequena”, indicou Neusser, cita o Inhabitat. Embora o aspecto do novo furgão desperte curiosidade, o design do Bulli – modelo lançado em 2011 e também com motor eléctrico – pode fornecer algumas pistas sobre o que poderá ser o aspecto da nova “pão de forma”, embora o seu design seja algo diferente do modelo clássico.
A “pão de forma” foi um dos símbolos da reconstrução alemã no pós-guerra e serviu de imagem ao movimento hippie. Em 63 anos de produção, o furgão teve apenas três carroçarias diferentes: o VW Transporter Number 1 (mais conhecido por T1) cuja produção arrancou em 1950, o T2 a partir de 1967 e o T3 que arrancou em 1979.
O furgão deixou de ser produzido nas fábricas alemãs da VW em 1990, quando foi introduzida a produção de modelo Transporter T4, com tracção dianteira.
Fonte: Green Savers