Milhares de turistas que estavam a postos para visitar Paris e a Torre Eiffel foram surpreendidos por partículas da poluição, que formaram uma nuvem gigante sobre a capital francesa. De acordo com a agência Associated Press, a empresa Airparif, responsável por controlar a qualidade do ar parisiense, afirmou que os níveis de contaminação são consistentes e que "se não tivermos ultrapassado os níveis máximos, não estaremos muito longe".
A poluição em Paris é um problema crónico devido ao enorme número de automóveis, aviões e unidades fabris que libertam, constantemente, na atmosfera, partículas perigosas para a saúde humana.
A fraca visibilidade criada pelo smog que se abateu em Paris obrigou as autoridades a diminuir os limites de velocidade no interior da cidade e nos arredores.
As partículas PM10 são capazes de penetrar nos pulmões e no sistema circulatório. As autoridades francesas estão muito preocupadas com a qualidade do ar que se respira numa cidade que recebe uma média de 20 milhões de turistas por ano.
Fonte: Visão