Noticias

Pepsi "atropela" CR7 e pede desculpa

A Pepsi sueca decidiu criar uma campanha com um boneco de voodoo a imitar Cristiano Ronaldo. A "brincadeira" espalhou-se pelas redes sociais e está a custar seguidores à marca.

O futebol tem destas coisas… e as campanhas de publicidade locais, num mundo constantemente conectado, nunca se ficam pelo país de origem. Duas lições que a Pepsi certamente aprendeu hoje, terça-feira, com uma campanha onde utiliza um boneco de voodoo a representar Cristiano Ronaldo, exibida na página sueca da marca no Facebook.

Na página da Pepsi sueca, uma campanha original foi montada para os jogos entre a equipa sueca e a portuguesa: nas diversas imagens disponibilizadas, é possível ver um boneco de voodoo vestido com o equipamento do grupo das "Quinas" e o número 7, de Cristiano Ronaldo.

Numa primeira fase, a marca incitou os utilizadores suecos a colocarem "gosto" na fotografia disponibilizada do boneco, prometendo enfiar uma agulha no mesmo por cada "like" que recebessem. Na seguinte, o boneco aparece completamente cravado de agulhas. Quando a estratégia não resultou (a Suécia perdeu em Portugal, no primeiro jogo), a marca prometeu (com uma imagem em que o boneco aparece com a "cara" esmagada por uma lata de Pepsi Max) voltar a tentar "em casa", esta terça-feira, dirigindo-se diretamente ao capitão da seleção portuguesa.

Hoje, no entanto, a polémica ganhou nova dimensão, com a partilha de uma imagem em que o boneco de Cristiano Ronaldo aparece atado e prostrado numa linha férrea. A "brincadeira" não foi bem recebida pelos adeptos portugueses, que prometem boicotar a marca em Portugal.

A resposta não se fez esperar, sob diversas formas, nas redes sociais. Várias páginas de boicote à marca foram criadas nas últimas horas, sendo que uma delas,"Nunca Mais Vou Beber Pepsi", já conta com 14 mil fãs. Também a página geral da marca foi invadida por comentários negativos e insultos, fenómeno que se repete por praticamente todas as páginas temáticas da Pepsi no Facebook.

As próprias imagens utilizadas na campanha original estão a ser agora utilizadas como veículo de chacota da marca, com mensagens como "não se metam com o Ronaldo" (onde aparece um comboio descarrilado) ou "Brasil, aqui vou eu" (em sueco).

A Pepsi portuguesa já veio pedir desculpas pela atitude da administração da página sueca, garantindo que as imagens já foram retiradas. A publicação, feita há menos de uma hora, já reune mais de mil comentários.

jn

To Top