A Seleção Nacional venceu o Luxemburgo por 3-0 num jogo de sentido único e marcado pela expulsão, ainda na primeira parte, do médio Joachim, por entrada dura sobre João Moutinho.
Desde os primeiros instantes se percebeu que Portugal sentia a urgência de marcar. Afinal, era preciso vencer por 6-0 e esperar que a Rússia perdesse no Azerbaijão, de modo a conseguir evitar o play-off de apuramento para o Mundial e conseguir o apuramento direto.
Não faltaram oportunidades de golo, antes pontaria. Em 90 minutos, a bola bateu três vezes na barra (a primeira através de Fábio Coentrão, a segunda de Nani e a terceira de Hugo Almeida), e o primeiro golo surgiu apenas à meia hora, quando já os luxemburgueses tinham menos um homem em campo. Varela recebeu passe de Moutinho, entrou na área e depois de passar pelo guarda-redes empurrou para o fundo da baliza. Seis minutos depois marcou Nani, de pé esquerdo, após nova assistência de Moutinho.
Na segunda parte Portugal abrandou o ritmo até à altura em que Hélder Postiga (79 minutos) fixou o resultado. Depois disso, houve tempo para mais um desfile de desperdício e para se consolidar a certeza de que não só Portugal poderia ter vencido este jogo pelos 6 golos que lhe competia marcar, como que vai ser preciso atacar muito melhor no play-off para garantir a passagem para o Mundial do Brasil.
abola