Noticias

Primeiro comboio direto parte de Vigo para o Porto na segunda-feira

A viagem inaugural do comboio direto entre Porto e Vigo está agendada para segunda-feira e as quatro ligações regulares diárias arrancam no dia seguinte, indicou, esta sexta-feira, fonte do Ministério da Economia e do Emprego.

A viagem inaugural terá partida cerca das 9 horas (8 horas em Portugal continental) da estação galega de Vigo, Espanha, e deverá chegar à estação de Campanhã, no Porto, pelas 10.30 horas, precisou a mesma fonte.

A comitiva vai integrar, além de outros membros dos dois governos, os ministros da Economia de Portugal, Álvaro Santos Pereira, e do Fomento de Espanha, Ana Pastor, que já na quarta-feira realizaram esta mesma viagem, para testar as condições técnicas do novo serviço.

Depois da viagem inaugural, as ligações regulares diárias, duas em cada sentido, deverão arrancar no dia seguinte, terça-feira, 2 de julho, acrescentou fonte oficial do Ministério da Economia e do Emprego (MEE). As partidas diárias do novo serviço direto, sem paragens intermédias, terão lugar às 8.15 e 19.15 horas, a partir da estação de Campanhã, no Porto, e às 9.02 e 19.54 horas (horas locais), de Vigo, Espanha.

Segundo o MEE, com esta ligação direta, o tempo total de viagem entre as duas maiores cidades do norte de Portugal e da Galiza será reduzido das mais de três horas atuais, para duas horas e quinze minutos.

Face à modernização prevista para a linha ferroviária, nomeadamente no troço entre Nine, Viana do Castelo e Valença, tal como definido na última Cimeira Luso-Espanhola realizada em Madrid a 13 de maio, o objetivo passa por ter, a partir de 2016, uma ligação com uma hora e meia de duração, num modelo semelhante ao intercidades nacional.

Atualmente são realizadas quatro ligações diárias entre Porto e Vigo – duas em cada sentido -, as quais contam com 14 paragens intermédias, segundo informação disponível no portal da CP na internet. Este serviço acaba por ser utilizado também como transporte regional em Portugal.

"Além do novo serviço direto, a oferta regional, em alguns casos, até deverá ser reforçada", explicou a mesma fonte, remetendo mais informações para os novos horários que a CP deverá publicar nas próximas horas.

A melhoria do serviço ferroviário entre Porto e Vigo, através da modernização e eletrificação da Linha do Minho, tem sido reclamada pelo presidente do Eixo Atlântico, entidade que reúne os interesses das maiores 34 cidades do norte de Portugal e da Galiza. José Maria Costa é também presidente da Câmara de Viana do Castelo, cuja estação perderá a paragem desta ligação até Vigo, mantendo o serviço regional até ao Porto.

"Vamos ter no dia 1 de julho, mais uma vez, uma manifestação efetiva dos dois governos de que esta ligação é importante para os dois países e estamos satisfeitos com este empenho, face às nossas solicitações", afirmou hoje o autarca socialista, que reclama uma paragem em Viana do Castelo.

"Ninguém quer um comboio que não traga gente. Se o comboio não tiver paragens, não leva gente e não tem sustentabilidade, o que ninguém quer. Penso que o bom senso vai imperar", rematou.

Na declaração final da XXVI Cimeira Luso-Espanhola, Portugal e Espanha congratularam-se com a introdução de um comboio direto diário entre Porto e Vigo, nos dois sentidos, e de um bilhete único nessa ligação ferroviária, que também será agora concretizada.

Jn

To Top