A Portugal Telecom, o maior operador móvel português, já tem hoje uma cobertura superior a 90% da população com rede de 4ª geração móvel (LTE) numa forte aposta de levar serviços de banda larga móvel de elevado débito e qualidade aos utilizadores Portugueses.
Atenta à evolução tecnológica, a PT já está a trabalhar na próxima geração de comunicações móveis, o LTE Advanced, no âmbito de um programa de inovação que tem conduzido em conjunto com a Huawei, nomeadamente em funcionalidades de Carrier Aggregation (junção de diferentes faixas de frequências) e SON (Self Organizing Networks).
Estas evoluções já permitiram atingir débitos de 300 Mbps e melhorias na otimização e qualidade das redes.
Importa realçar que os investimentos efetuados pela PT na fibra ótica no negócio fixo geraram sinergias com o negócio móvel uma vez que permitiram também a migração para fibra ótica da ligação das estações do seu serviço móvel. Atualmente cerca de 92% das estações (que servem clientes TMN e M4O) já estão ligados através de fibra ótica, um valor ímpar a nível internacional, e que permite uma evolução sustentada da 4ª geração móvel.
Desta forma, a PT continua a desenvolver a rede, estando preparada para ir introduzindo novas funcionalidades à medida que estiverem disponíveis no mercado terminais com as características adequadas para a sua utilização.
Prevê-se que os primeiros terminais LTE Advanced, que permitem disfrutar destes débitos, estarão disponíveis até final de 2013.
Comprometida com a disponibilização de soluções precursoras e com a definição de tendências no setor das telecomunicações, a PT destacou-se desde o primeiro momento no investimento afeto à implementação da rede 4G.
Fonte: Portugal Telecom