A PT Portugal apresentou hoje o seu programa para a Economia Digital, programa esse que tem como principal objetivo promover o crescimento e competitividade das empresas e profissionais portugueses através do desenvolvimento e reforço do seu perfil digital.
São três as iniciativas estruturantes que compõem o programa – SAPO BIZ, Academia SAPO e Consultores Digitais – disponibilizando assim às microempresas, PME e público em geral as ferramentas necessárias para assumirem uma presença digital eficaz e sustentável.
Há hoje uma clara diferença no ritmo de adoção digital entre os consumidores e as empresas portuguesas:
– As empresas nacionais ainda não tiram vantagem de todo o potencial da Economia Digital. Os números mais recentes revelam que só cerca de 5% das microempresas em Portugal, representativas de 95% do tecido empresarial português, transacionam online;
– Por outro lado, 40% dos utilizadores portugueses de internet já compram online, sendo esperado que este número atinja os 50% nos próximos 5 anos. A maioria das transações são, no entanto, efetuadas em lojas online internacionais com consequente perda de valor para a economia e tecido empresarial nacional;
– As empresas portuguesas, em particular as microempresas e PME, têm ainda um caminho digital a percorrer. É objetivo da PT, com este programa que hoje se anuncia, potenciar o perfil digital das estruturas produtivas nacionais;
O potencial de crescimento quer do comércio eletrónico, quer da Economia Digital como um todo, é significativo e não deve ser descurado pelo tecido empresarial português.
A PT como catalisador da Economia Digital
O desenvolvimento de uma economia mais digital, com utilização de recursos tecnológicos que potenciam o crescimento e desenvolvimento das empresas, é não só um desígnio nacional e europeu, como um dos objetivos estratégicos para a PT.
Tendo em conta a posição de liderança que a PT ocupa nos mercados onde atua, o capital humano e as infraestruturas state of the art que construiu ao longo dos anos, a PT assume a responsabilidade de ser o catalisador deste desafio, através de três iniciativas que se complementam:
SAPO BIZ – Coloca as empresas portuguesas na internet
Uma plataforma digital, de base tecnológica SAPO, que permite a criação de lojas online e websites de forma fácil, rápida, segura, gratuita e adaptada às necessidades das empresas que estão a dar os primeiros passos na Economia Digital.
Em SAPO Biz as empresas poderão encontrar uma forma muito rápida, muito intuitiva e simples de criar a sua presença online, multilingue e com a possibilidade de adaptá-la imediatamente a todos os dispositivos – pc, tablet e smartphone.
Com uma oferta de entrada gratuita e duas ofertas premium de 9,90€ e 19,90€, esta ferramenta permite às empresas e público em geral:
– Criar uma loja online a custo zero,
– Vender em todo o Mundo a partir da sua base digital,
– Criar a sua loja através de um interface flexível e intuitivo,
– Gerir a sua loja de forma autónoma, aceder e modificar conteúdos a partir de qualquer local,
– Dispor de um sistema de pagamentos online certificado, que agrega as principais alternativas no mercado,
– Aplicar a sua própria estratégia de marketing online com ferramentas SAPO.
Academia Digital SAPO – Ajuda a formar os gestores portugueses
Não é suficiente disponibilizar apenas as ferramentas necessárias, é igualmente fundamental que as empresas e público em geral saibam utilizá-las e tirar partido de todas as suas potencialidades.
Em Academia SAPO » Powered by Eduke.me | Aprenda, Evolua, Ao Seu Ritmo., uma plataforma de formação online vocacionada para a capacitação de profissionais no domínio da economia digital, combatendo desta forma a iliteracia digital. Iniciará com mais de 30 cursos desenvolvidos em parceria com a startup Eduke.me, sobre Marketing Digital, Empreendedorismo, E-commerce, entre outros. Terá uma opção base gratuita e cursos mais avançados que serão pagos.
Consultores Digitais – Fundação PT e IEFP ajudam a criar profissionais qualificados
Um projeto de formação de especialistas em gestão digital que promove a dinamização do emprego e empreendedorismo e a capacitação das empresas para a economia digital. Através de uma parceria com o IEFP promove o desenvolvimento de competências digitais junto de jovens licenciados no desemprego, aumentando assim o seu potencial de empregabilidade.
O programa desta parceria tem como objetivo a (re)qualificação de profissionais dotando-os do conhecimento e capacidade técnica necessária para apoiar as empresas portuguesas, no processo de transformação digital, quer através de uma presença online, quer na utilização de novas tecnologias e soluções no desenvolvimento do seu negócio.
Dirigido a 500 jovens licenciados que estejam inscritos no IEFP, o programa de formação (“bootcamp”) consistirá em mais de 160 horas de formação presencial e online. Através de uma metodologia imersiva e com grande carga experiencial e motivacional (metodologia Fábrica de Startups), este programa de formação é uma clara aposta na requalificação profissional incentivando o empreendedorismo e a criação do autoemprego.
Para integrar o programa Consultores Digitais, os candidatos terão de preencher o formulário disponível em Bootcamp Consultores Digitais e após análise da candidatura poderão ser selecionados para o processo de formação que terá início no 3º trimestre de 2015.
Numa perspetiva de princípio da empregabilidade e da aproximação ao mundo empresarial e ao mercado de trabalho, a parceria com o IEFP reforça o princípio que não há emprego sem economia e que não há economia sem empresas. Formar para o mercado, atendendo às suas necessidades específicas de recursos humanos qualificados e no quadro de uma estreita relação com as empresas é o caminho certo para continuar a intensificar os processos de criação de emprego e de descida do desemprego. O acordo IEFP/Fundação PT constitui um excelente exemplo de tudo isto e é um projeto no qual o IEFP deposita as mais elevadas expectativas.