De lembrar que a RTP chegou a abordar a SIC e a TVI para sublicenciar os jogos do Euro, mas a proposta foi recusada por estas considerarem que os pacotes sugeridos são o "refugo" da competição – não incluem, por exemplo, partidas da seleção nacional. A intenção de vender parte dos jogos de futebol aos outros canais em sinal aberto foi manifestada no ano passado por Gonçalo Reis, presidente da RTP, no Parlamento.
Este ano, segundo o último o relatório e contas disponível do grupo público, a RTP prevê gastar 12 milhões de euros na compra de direitos de futebol. Para 2017, estão previstos gastos de 5,8 milhões de euros. Já em 2018, devido ao Mundial na Rússia, os custos disparam para 15 milhões. Para 2022, ano de Mundial no Qatar, estão previstos 13,2 milhões de euros.
Contactadas pelo CM, RTP, SIC e TVI não comentaram. A RTP é, para já, a única detentora dos direitos de TV do Euro 2016 para Portugal, pois os canais do cabo também não fecharam negócio. O Europeu realiza-se em França de 10 de junho a 10 de julho.
Ler mais em:CM