O Ransomware é uma ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a ser uma prática muito comum. O Ransomware, também considerado com “sequestradores digitais”, são trojans que após invadirem as nossas máquinas impediam o acesso a várias funcionalidades e até documentos.
Muita das vezes, o ataque é de tal forma eficiente que consegue cifrar determinados conteúdos, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes ou então os conteúdos são simplesmente compactados num ficheiro protegido por uma password. Para voltar a aceder a esses conteúdos, o atacante pede ao utilizador um valor monetário para que este volte a “resgatar” a informação.
Em desespero, muitos utilizador acabam por ceder à chantagem efectuando o pagamento mas depois…..nada acontece!
Exemplo de Ransomware em Portugal é (foi) a burla informática que tinha associada o nome PSP (para se tornar credível) e que tinha como principal objectivo o de extorquir dinheiro aos utilizadores.Na prática, o utilizador recebia um e-mail onde era referido que este tinha acedido a “sites de conteúdo pornográfico, pedofilia, violência sobre menores, e bestialidade, pelo que é condenado a pagar 100 euros”. Desta forma o utilizador é intimidado a proceder ao pagamento de 100€ para um NIB, evitando assim o bloqueio do computador
TeK