De acordo com o jornal Público, o Benfica arriscou explorar os direitos televisivos dos seus jogos ao transmiti-los no seu canal, porém, é ainda difícil perceber se o canal da Luz irá gerar receitas a curto e médio prazo equivalentes ao montante oferecido pela Oliverdesportos pela emissão dos jogos do Benfica em casa durante cinco anos, 111 milhões de euros.
Feitas as contas, a oferta da Oliverdesportos daria aos cofres das ‘águias’ uma média de 22 milhões de euros por temporada. Com o seu próprio canal, que conta, para já, com 100 mil assinantes e uma mensalidade de 9,90 euros, o Benfica apenas irá arrecadar 12 milhões de euros por temporada com a transmissão dos seus jogos, já que terão que ser debitados os impostos, as percentagens dos operadores por cabo e ainda os custos de produção, realça o Público.
Mas não é só a nível monetário que a Benfica TV, e o próprio clube, corre risco. O objectivo de adquirir os direitos de transmissão dos jogos de outros clubes portugueses pode colocar em causa o factor de imparcialidade. De acordo com o Público, pode ser gerado um conflito de interesses e o distanciamento dos comentadores para com as outras equipas pode tornar-se notório.
Fonte: NM