Noticias

Sexagenário descobre que é mulher devido a doença rara

A um sujeito de 66 anos que viveu toda a sua vida como homem foi dado um diagnóstico surpreendente depois de visitar o médico em Hong Kong com um abdómen inchado – ele era afinal uma mulher.

Os médicos perceberam que o paciente era do sexo feminino depois de terem descoberto que o inchaço vinha de um grande cisto num dos ovários, relatou o Hong Kong Medical Journal. A condição foi o resultado de duas doenças genéticas raras.

O sujeito tinha síndrome de Turner, que afeta as meninas e mulheres, e resulta num problema com os cromossomas, conduzindo a infertilidade e baixa estatura. Mas ele também tinha hiperplasia adrenal congénita, que conduz ao aumento de hormonas masculinas, facto que levou o paciente a considerar-se homem, já que tinha barba e um "micropénis".

"Se não fosse devido ao enorme cisto ovariano, a sua condição médica intrigante poderia nunca ter sido exposta", escreveram sete médicos de dois hospitais da cidade no estudo publicado na passada segunda-feira (3 de junho).

O paciente, que media 1.37 metros de altura, cresceu como órfão, não tinha testículos, e apresentou uma história de perda urinária desde a infância, tendo parado de crescer após a puberdade, aos 10 anos.

Os médicos afirmam que apenas houve seis casos em que ambas as doenças genéticas foram relatadas na mesma pessoa na literatura médica. O síndrome de Turner por si só afeta apenas uma em cada 2.500 a 3.000 mulheres.

O paciente chinês, nascido no Vietname, decidiu continuar a "perceber-se como tendo um sexo masculino com a eventual necessidade de reposição de testosterona", descreve o artigo.

A maioria dos homens têm um cromossoma X e um Y e a maioria das mulheres têm um par de cromossomas X. Mas as pessoas com Síndrome de Turner tendem a ter apenas um cromossomo X ou falta-lhes parte do segundo cromossoma X

sexagenario é mulher.jpg

Imagens Anexas

To Top