"Como é público, a RTP gostava de ter a RTP Informação e a RTP Memória em sinal aberto. Mas também a SIC e a TVI. Recebi uma carta do presidente executivo da Impresa [dona da SIC], Francisco Pinto Balsemão, com sugestões para a TDT. E outra de Rosa Cullell, administradora da Media Capital [detém a TVI], com propostas muito detalhadas", conta ao CM Carlos Magno.
O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social confirmou ainda ao CM que tem havido encontros com o ministro da tutela, bem como com a Autoridade das Comunicações (ANACOM).
Desde que assumiu funções no Governo que Miguel Poiares fala no aumento do número de canais na TDT. "Há canais que estão excluídos no cabo", disse, na ocasião, na Assembleia da República. Fonte oficial da ANACOM confirmou ao CM "haver espetro disponível para mais sete a oito canais na TDT". Já no caso do HD (alta definição), o espaço disponível seria apenas para um.
Portugal, com apenas cinco canais na TDT: RTP 1, RTP 2, SIC, TVI e Canal Parlamento/ARTV, é o país da União Europeia com menos canais gratuitos em sinal aberto, segundo dados do Observatório Europeu (OEA). Dos 34 países analisados, o Reino Unido é dos que têm mais canais gratuitos, 71, mas Itália também não fica atrás e conta com 67.
A Europa tem até junho de 2015 para fazer a transição para o digital.
CM