Uma das maiores desvantagens apontadas a grande parte dos smartphones chineses é a sua incompatibilidade com a banda 20, resultando numa cobertura deficiente do LTE em países europeus.
Este problema poderá finalmente estar para acabar, graças ao anúncio da China Telecom, uma das maiores operadoras chinesas, que pretende implementar esta banda no país.
Um dos grandes problemas apontados aos smartphones de algumas marcas chinesas é a falta de compatibilidade destes equipamentos com a banda 20 que resulta numa cobertura deficiente da rede LTE em Portugal, o que afasta muitos consumidores deste tipo de equipamentos.
No nosso país, o LTE está dividido em três bandas: banda 20 (800 MHz), banda 3 (1800 MHz) e banda 7 (2600MHz). Enquanto as bandas 3 e 7 são de curto alcance e responsáveis pelo LTE no centro das cidades, a banda 20 tem uma maior proliferação e está presente nas zonas mais rurais ou locais mais remotos. Ao não suportar esta última banda, os smartphones chineses apenas conseguem captar LTE nos grandes centros urbanos, estando limitados ao 3G nos restantes locais.
Mas, segundo os últimos dados, este problema poderá ter uma resolução à vista. A China Telecom, a terceira maior operadora chinesa, comunicou recentemente a sua intenção de implementar a banda 20 na China. Embora este processo só deva estar concluído no final de 2017, é esperado que as restantes operadores sigam o mesmo caminho, obrigando assim as marcas chinesas a se adaptarem e a implementarem o suporte para este tipo de bandas nos seus smartphones.
Se até agora este era um problema para algumas pessoas e que impossibilitava a escolha de um smartphone chinês como a Xiaomi ou a Meizu, poderá brevemente estar resolvido. Se até aqui os modelos chineses já atraiam muitos consumidores, foi agora dado mais um passo que irá tornar estes modelos mais globalizados e que irá aumentar a sua atractividade.