Noticias

Solar Impulse 2 descolou de Nova Iorque e dirige-se (finalmente) à Europa.

O já famoso avião movido a energia solar saiu esta segunda-feira da cidade norte-americana e tem chegada prevista a Sevilha 90 horas depois, naquela que é a 15ª etapa da volta ao mundo do projeto de Bertrand Piccard e André Borschberg.

Está a decorrer neste preciso momento a 15ª parte do voo de volta ao mundo do Solar Impulse 2, a segunda geração do avião movido a energia solar da AtlantikSolar. Esta etapa liga Nova Iorque, Estados Unidos, à cidade espanhola de Sevilha, o que se traduz pela chegada do avião a território europeu pela primeira vez.

Este voo consiste em sobrevoar todo o oceano Atlântico de uma só vez e durante as 90 horas previstas, tempo durante o qual o piloto Bertrand Piccard alternará as tarefas de voo com o seu parceiro de projeto André Borschberg.

Depois de há algumas semanas ter sido forçado a parar devido a reparações, o avião retoma assim a volta ao mundo e segue depois para outra paragem no velho continente, antes de regressar ao ponto de partida. O objetivo global da missão passa por bater o record de viagens intercontinentais apenas com recurso a luz solar e sem gastos de combustível.

O Solar Impulse 2 iniciou este conjunto de viagens a 9 de março de 2015 ao partir de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Muitos foram já os records batidos pelo Solar Impulse 2, entre os quais a distância percorrida entre o Japão e o Havai, por exemplo. Quando regressar ao ponto de partida, o avião solar terá palmilhado qualquer coisa como 35 mil quilómetros.






O Solar Impulse 2 é a segunda versão do avião solar original que começou a voar em 2010. Composto de fibra de carbono, a aeronave conta com quatro hélices movidas pela energia proveniente das mais de 17 mil células fotovoltaicas instaladas nas asas. Com 72 metros de envergadura, o avião atinge 75 km por hora, velocidade que pode aumentar quando em exposição direta ao sol.

À hora que publicamos esta notícia o voo levava quase nove horas de duração, sendo que pode acompanhar toda a ação em direto no site oficial do projeto Solar Impulse. A título de curiosidade, no mesmo endereço pode também ficar a saber tudo o que rodeia o projeto e o que se passou nos 14 voos anteriores.

Fonte: Sapo TeK

To Top