Deco: «Lopetegui, sim, é bom mas Jesus é o melhor»
Deco deixou o futebol em 2013 mas não desligou. Com um dos mais excitantes Sporting-FC Porto dos últimos anos à vista, Deco analisa a atualidade dos dois clubes em entrevista a A BOLA. Se tem dúvidas na hora de escolher um favorito à vitória, na hora de escolher o melhor treinador explica a escolha em Jesus.
Sobre o FC Porto, compreende as recentes dificuldades decorrentes das mudanças. «O FC Porto tem demonstrado dificuldades em encontrar um fio de jogo porque, mesmo tendo mantido o treinador, sofreu muitas mudanças no plantel. Acredito que tem jogadores de muita qualidade mas ainda não encontrou a estabilidade. A saída da Champions… ninguém esperava! Dez pontos nos primeiros quatro jogos… Admito que quando se vende muitos jogadores e entram novos não é fácil ter logo estabilidade e rotinas», refere.
Deco analisa, então, os treinadores e a sua importância para resolver o clássico: «Não sei se terão muito ou pouco peso. Sabe que são jogos tão intensos que, por vezes, os jogadores se deixam levar. Mas não tenho dúvidas de que Lopetegui, sim, é um bom treinador, que trouxe coisas boas ao Porto e que saberá montar bem a equipa. Sabendo que do outro lado, porém, está a equipa de Jesus, o melhor treinador em Portugal, ou o que melhor conhece a realidade do futebol português. A verdade é que pôs o Sporting a jogar muito melhor do que nas últimas épocas. É o treinador que melhor sabe o que é jogar a Liga portuguesa e como ganhá-la.»
Sobre o resultado do jogo Deco hesita. «Este clássico é o primeiro grande teste às duas equipas no topo na Liga. Quem vencer ganhará seguramente forças para os próximos tempos da luta pelo título. Quem vai ganhar? Depende do Porto que aparecer em Alvalade: se o Porto espetacular, se aquele mais irregular. Gostava que ganhasse o FC Porto», analisa.
O ex-jogador hesita também na hora de apontar um favorito ao título: «É difícil. O campeonato está muito aberto. O Sporting teve um salto qualitativo muito grande com a chegada de Jorge Jesus mas ainda tem algumas falhas; o próprio Braga melhorou com o Paulo [Fonseca]; o FC Porto às vezes surpreende-nos com jogos espetaculares e depois cai um pouco, está irregular; e o Benfica está mais ou menos como o FC Porto, intercalando boas exibições com outras menos boas. Agora, se olhássemos só aos plantéis, então o Porto teria tudo para vencer o campeonato.