O presidente do CDS, Paulo Portas, foi o último a chegar a Belém e também o último a sair, dando assim por terminadas as audiências entre o Presidente da República, Cavaco Silva, e os três líderes dos partidos que foram chamados à responsabilidade por forma a selarem um "compromisso de salvação nacional".
O secretário-geral do PS, António José Seguro foi recebido pelo chefe de Estado cerca das 15h30, seguindo-se-lhe, uma hora depois, o primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e, por fim, pelas 17h30, Paulo Portas.
A Presidência da República emitiu, entretanto, um comunicado lacónico, no qual pode apenas ler-se: "O Presidente da República recebeu hoje, em audiência, sucessivamente, o secretário-geral do Partido Socialista, Dr. António José Seguro, o Presidente do Partido Social Democrata, Dr. Pedro Passos Coelho, e o Presidente do CDS-Partido Popular, Dr. Paulo Portas, para conhecer a avaliação que os respectivos partidos fazem do processo negocial visando alcançar um compromisso de salvação nacional".
Por saber ficou o que se seguirá agora, estando em aberto a possibilidade de as negociações poderem continuar. A hipótese de uma ruptura entre os três partidos do arco da governabilidade, que frustraria qualquer hipótese de acordo, também não pode ser, por enquanto, descartada.
Fonte: NM