O Prius tornou-se num símbolo global para os veículos híbridos.
Os híbridos da Toyota dominam o respetivo mercado americano. Os 12 modelos híbridos representam 70% das vendas de híbridos norte-americanos e 16% das vendas globais da Toyota e da Lexus nos EUA. Os modelos híbridos ainda têm espaço para crescer nos EUA e atualmente representam apenas 3% do mercado de automóveis americano.
A oferta de híbridos da Toyota já cresceu para um total de 20 modelos no mercado em 80 países, com mais modelos planeados para o futuro. A marca japonesa estima que os carros já evitaram emissões de 34 milhões de toneladas de CO2 e pouparam 3 mil milhões de litros de gasolina, em comparação com veículos apenas a gasolina.
"Com mais de 50 modelos de veículos híbridos de vários fabricantes disponíveis hoje em dia nos EUA, os híbridos na estrada estão a poupar cerca de 500 milhões de litros de petróleo por ano neste país", referiu Tony Markel, Engenheiro do Departamento de Energia dos EUA.
A Toyota está a aproximar-se da introdução de uma nova geração de híbridos em todo o mundo. A marca tem 18 novos híbridos planeados até 2015 e espera que as vendas de híbridos subam para 1 milhão de unidades por ano no mundo ate lá.
O aumento de híbridos foi muito gradual. O Prius foi lançado em dezembro de 1997 no Japão e foi colocado à venda nos EUA em julho de 2000. Nos primeiros seis meses, nos EUA, a Toyota vendeu 5.562 Prius. Com as primeiras unidades a Toyota perdeu dinheiro até chegar à primeira atualização do ciclo de vida do modelo. O Prius tornou-se num verdadeiro sucesso de vendas na segunda geração em 2003.
"O primeiro Prius foi um sucesso surpreendente e nunca imaginamos que o mercado se tornaria tão grande como aconteceu para a tecnologia híbrida", explicou Bob Carter, vice-presidente de operações da Toyota.
A Toyota tem 18 novos modelos híbridos planeados até 2015.
Fonte: autoviva