Os passes dos transportes públicos em Lisboa são dos mais caros da Europa, conclui um relatório da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL), citado hoje pelo semanário Expresso. A capital portuguesa, onde o custo do passe ronda os 66 euros, só é superada por Londres (128 euros) e Berlim (77 euros).
Atrás de Lisboa, de acordo com o documento que analisou oito cidades europeias, encontramos, por exemplo, Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica) ou Amesterdão (Holanda).
A juntar a esta conclusão, destaca o professor da Universidade Nova de Lisboa, João Figueira de Sousa, “média, 76% dos custos operacionais dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) são suportados pelos utilizadores, enquanto noutros países europeus, a média de cobertura pelas tarifas fica-se por 47%”.
Talvez devido a estes factores, diminuição de serviços e aumento dos custos, entre 2011 e 2013, “a quota de mercado do transporte individual (o carro) na AML anda nos 55%, enquanto noutras cidades europeias anda nos 40%,” e os transportes públicos perderam 22% dos passageiros.
Fonte: NM