Noticias

Transportes – Passes em Lisboa são dos mais caros da Europa

Dados de um relatório da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL) indicam que, revela hoje o semanário Expresso, entre as oito cidades analisadas, só os passageiros dos transportes de Londres e Berlim pagam mais que os de Lisboa que está à frente de Madrid, Barcelona, Bruxelas ou Amesterdão.

Os passes dos transportes públicos em Lisboa são dos mais caros da Europa, conclui um relatório da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL), citado hoje pelo semanário Expresso. A capital portuguesa, onde o custo do passe ronda os 66 euros, só é superada por Londres (128 euros) e Berlim (77 euros).

Atrás de Lisboa, de acordo com o documento que analisou oito cidades europeias, encontramos, por exemplo, Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica) ou Amesterdão (Holanda).

A juntar a esta conclusão, destaca o professor da Universidade Nova de Lisboa, João Figueira de Sousa, “média, 76% dos custos operacionais dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) são suportados pelos utilizadores, enquanto noutros países europeus, a média de cobertura pelas tarifas fica-se por 47%”.

Talvez devido a estes factores, diminuição de serviços e aumento dos custos, entre 2011 e 2013, “a quota de mercado do transporte individual (o carro) na AML anda nos 55%, enquanto noutras cidades europeias anda nos 40%,” e os transportes públicos perderam 22% dos passageiros.

Fonte: NM

To Top