Os factos ocorreram após o final do clássico entre Benfica e FC Porto, da 14.ª jornada da I Liga de 2009/10, que a equipa benfiquista venceu por 1-0.
Os brasileiros Hulk e Helton, o romeno Sapunaru e os uruguaios Christian Rodriguez e Fucile estavam indiciados por agressões a dois stewards em serviço no referido encontro, disputado em 08 de dezembro de 2009.
O romeno Sapunaru estava acusado de dois crimes de ofensa à integridade física, enquanto Hulk, Helton, Cristian Rodriguez e Fucile responderam por um crime de agressão, na forma simples.
Os dois seguranças, um dos quais teve de receber tratamento hospitalar, requereram uma indemnização de 45 mil euros, que já afirmaram que será doada a uma instituição de solidariedade.
Entretanto o FC Porto emitiu um comunicado a manifestar solidariedade com os jogadores, a maioria dos quais já ex-atletas do clube, e anunciou que vai apresentar recursos.
Veja o comunicado do FC Porto:
«O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu o FC Porto no que ficou conhecido como o caso do túnel, mas entendeu condenar a penas de multa cinco jogadores que então representavam o clube.
O FC Porto expressa solidariedade com os atletas, que já deram instruções ao gabinete de advogados que os representa para apresentar recurso.
A primeira instância reconheceu a atitude provocatória dos stewards, afirmando mesmo que se ela não tivesse existido nada teria acontecido, mas, infelizmente, não a considerou atenuante.
O FC Porto aguarda serenamente a decisão final do Tribunal da Relação».
IN:+FUTEBOL