A empresa norte-americana World View vai proporcionar viagens de balão suborbitais a partir de 2016, uma espécie de turismo quase espacial. Os passeios no Espaço próximo, a 30 km de altitude, foram recentemente aprovados pela US Federal Aviation Administration e custarão cerca de 75 mil dólares.
Os turistas, até um máximo do seis indivíduos, serão transportados, juntamente com os dois pilotos, numa cápsula pressurizada cilíndrica de seis metros de comprimento e três metros de diâmetro suspensa de um parapente que, por sua vez, está suspenso de um balão com 400 mil metros cúbicos de Hélio.
As viagens turísticas durarão cerca de quatro horas, das quais as primeiras hora e meia a duas horas serão passadas a ascender. Quando for atingida a altitude máxima, o balão permanecerá aí durante cerca de duas horas, altura em que os passageiros poderão desfrutar das especulares vistas abaixo, da curvatura da Terra e, acima, do céu negro.
Para iniciar a descida, o parapente solta-se do balão que, com uma capacidade de 400 mil metros cúbicos, será um dos maiores usados em viagens tripuladas. Depois de começar a cair, a cápsula vai ganhando velocidade até que o parapente começa a fazer a sua função, controlando a velocidade da descida até à aterragem.
Assista ao video
naturlink