A CAEM (Comissão de Análises de Estudos de Meios) chumbou por uma maioria esmagadora de 85% a pretensão da TVI e da RTP de recorrer da validação do sistema de medição de audiências da empresa GfK.Em comunicado, a CAEM adianta que «foi também rejeitada a proposta, igualmente feita pela Media Capital e RTP, de realização imediata de uma auditoria, vinculativa, ao sistema de medição de audiências de televisão da GfK, em Portugal».
A direcção da Comissão, que representa anunciantes, operadores e agências de meios, diz esperar que com esta votação «fiquem de uma vez sanadas todas as dúvidas que ainda pudessem subsistir proporcionando o clima de confiança e estabilidade fundamental ao mercado».
Recorde-se que a polémica se arrasta desde Março do ano passado, altura em que a GfK passou a medir as audiências televisivas na sequência de ganhar o concurso laçando pela CAEM.
TVI e RTP têm repetidas vezes vindo a público dizer não confiar no painel que está a ser usado pela GfK para medir as audiências. E pretendiam realizar uma nova auditoria ao sistema para se certificarem de que a empresa liderada por António Salvador tinha efectivamente resolvido os problemas detectados por uma anterior auditoria que já levou a correcções no painel da GfK.
Fonte: SOL