Vários grupos dos Anonymous garantem ter conseguido atacar os sites do Governo de Portugal, da PSP, da GNR, da EDP, do PS, CDS, e dos bancos BIC e BPN durante a manhã de hoje.
A ação já tinha sido anunciado há mais de um mês: na manhã de hoje, vários grupos de Anonymous lançaram aOperação Apagão Nacional.
No Facebook e nos blogues da secção portuguesa dos Anonymous, são vários os “printscreens” que, aparentemente, confirmam que os sites de várias instituições portuguesas estiveram inoperacionais devido aos ataques dos grupos de hacktivistas.
Governo de Portugal, da PSP, da GNR, da EDP, do PS, CDS, e dos bancos BIC e BPN são provavelmente os nomes mais conhecidos na lista de vítimas dos Anonymous. A maioria dos "printscreens" ostenta mensagens de inoperacionalidade (devido provavelmente a ataques de DDoS que provocam o congestionamento dos sites).
A Exame Informática confirmou que, a meio da manhã, quase todos os sites que, alegadamente, foram atacados já tinham regressado à operacionalidade. À data de edição desta notícia, apenas os endereços da PSP e da GNRnão estavam a funcionar. As autoridades ainda não se pronunciaram sobre este assunto.
A Operação Apagão Nacional (coinhecida no meio por #OpApagãoNacional – DdoS) contou com a participação dos grupos de hackers SideKingdom 12, Sud0H4k3rs, 4.0.4 Portugal Team, GEI Portugal, CyberSec PT, Soldados Anonimos.
Numa das páginas dedicadas à operação, os hacktivistas deixaram uma mensagem para aqueles que, alegadamente, não respeitam os anseios da comunidade: «As pessoas que vocês pisam são as de quem vocês dependem. As vossas políticas capitalistas não serão mais toleradas. Queremos o nosso bem-estar de volta e o estabelecimento de uma sociedade verdadeiramente democrática».
As autoridades e as empresas atacadas ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
Pplware:
O 25 de abril comemora a revolução portuguesa. Mas pelo que se tem estado a verificar na Internet Portuguesa outra pequena revolução pode estar em curso.
Desta vez não existe, que se saiba, uma canção senha para este início, mas a verdade é que se começa a notar uma movimentação anormal. Pelo que pudémos apurar, muitos sites oficiais de diversas entidades deixaram de responder e de estar disponíveis. Está em curso um mega ataque!
Segundo indicações que recebemos dos nossos muitos leitores, há cada vez mais sites atacados, deixaram mesmo de responder, o que não é normal numa altura destas!
Sites como os da PSP, GNR, PS, CDS e muitos outros não estão disponíveis neste momento. Suspeita-se de uma acção concertada e que pretende deixar a maioria desses sites inacessíveis.
O próprio site do governo, portugal.gov.pt está com problemas e inacessível. Alguns recomeçam a responder ao fim de algum tempo, mas voltam a ser alvo de ataques.
Em alguns dos sites afectados, por estarem alojados nos mesmos locais, poderá tratar-se de uma manutenção programada, mas dado o volume de sites afectados e a sua não associação, parece-nos pouco provável que se trate de uma situação dessas.
As informações sobre esta acção são ainda muito escassas e não existe qualquer reivindicação sobre este ataque. Avançaremos com mais informação assim que a tenhamos disponível para os nossos leitores.
Penso que a maioria dos sites estão no ar novamente.