O Honda Fit EV (o Jazz europeu) é um interessante veículo eléctrico criado exclusivamente para cumprir as normas ambientais da Califórnia, nos EUA, que obriga cada fabricante a ter, pelo menos, um modelo eléctrico na sua gama.
No entanto, o Fit eléctrico está disponível nos Estados Unidos da América apenas em sistema de leasing e com um limite de quilómetros anuais.
Mas o fabricante nipónico decidiu reduzir a mensalidade do Fit EV! Se antes um utilizador teria que pagar 389 dólares/mês para obter uma unidade do Fit eléctrico, agora a prestação mensal baixou para os 259 dólares, num contrato a 36 meses e sem entrada!
Para além disso, a Honda já não impõe um limite anual de quilómetros aos utilizadores do Fit EV.
Estas alterações surgem devido à fraca aceitação do veículo. Em 10 meses, a Honda apenas colocou na estrada 161 unidades do Fit eléctrico.
A Honda apenas produzirá 1100 unidades do Fit EV e, a este ritmo, demorará 10 anos para “vender” todas as unidades.
De acordo com a marca nipónica, este modelo custaria 36.625 dólares (cerca de 27 mil euros), sem ajudas estatais, um preço bastante interessante caso fosse produzido em série.
O Jazz eléctrico vem equipado com um motor eléctrico de 92kW (125cv) alimentado por uma bateria de apenas 20kWh, que proporciona 192 quilómetros de autonomia.
Fonte: e-move