Uma tomada portátil que se alimenta a energia solar seria um sonho tornado realidade. É esse o objetivo da ‘Window Socket’, uma tomada com células fotovoltaicas que se pode colar em qualquer janela e que tem uma bateria para armazenar energia. O problema é que, por enquanto, a ‘Window Socket’ é apenas uma ideia.
Embora, por enquanto, esta solução seja apenas um conceito, a ideia está a fazer furor na internet e a gerar intensas discussões sobre a sua possível concretização. O conceito é tão simples e genial que está a tornar-se viral.
Desenhado pela dupla Kyuho Song & Boa Oh, o protótipo desta tomada tem uma base que funciona como ventosa e que pode ser colada a qualquer janela. A mesma base tem uma série de células fotovoltaicas e dentro da tomada está uma bateria que servirá para armazenar energia.
Apesar de muitos elogios e incentivos, o engenho está a ser também criticado por vários utilizadores que consideram o conceito impossível de concretizar. No entanto, os designers já responderam a alguns comentadores do site Yanco Design esclarecendo que estão, neste momento, a resolver a parte técnica da ideia.
Produto patenteado e procura de soluções técnicas
“O produto já está patenteado e a investigação técnica para a sua produção em massa do protótipo está a decorrer. Esta tecnologia é possível de concretizar. Por enquanto, a eficiência em termos da potência e do tempo de carregamento ainda não é suficiente. Acreditamos que isso será resolvido”, disse Kyuho Song.
Na realidade, há já várias soluções semelhantes no mercado, como o carregador de aparelhos eletrónicos Ray, que também é portátil e funciona a energia solar. Resta-nos, por isso, esperar que os desafios técnicos da ‘Window Socket’ sejam ultrapassados e que esta solução engenhosa se torne realidade.
Fonte: BoasNoticias.pt