Nos últimos anos Portugal perdeu algum terreno na velocidade de ligação à internet mas continua dentro da média, como mostra o último relatório da Akamai.
Os dados do terceiro trimestre do State of the Internet Report a Akamai não deixam dúvidas em relação à crescente disseminação das ligações internet no mundo, mas também ao aumento da velocidade a que os utilizadores acedem à rede em diferentes partes do mundo.
O relatório da empresa que fornece uma plataforma de ligações internet indica que a velocidade média de ligação aumentou 2,3% para os 6,3 Mbps, e 21% quando comparada com o mesmo período no ano passado. A Coreia do Sul continua a liderar com a média de velocidade mais elevada, nos 26,3 Mbps, enquanto Singapura tem a ligação de pico mais elevada, com 162 Mbps, crescendo 16% face ao último trimestre.
Também nos telemóveis se sente uma melhoria, e a velocidade média varia entre os 23,7 Mbps no Reino Unido e os 2,2 Mbps na Venezuela, indica o estudo.
A análise abarca também a utilização de endereços IPv4 e IPv6, tendo sido identificados 806 milhões de endereços IPv4. No IPv6 a Bélgica lidera a lista dos países que mais usam este protocolo e Portugal é referido pela negativa já que, depois de ter estado em boa posição no segundo trimestre foi o único país do top 10 a baixar no número de endereços IPv6 em utilização.
Também na velocidade de acesso à internet, assim como na velocidade de pico, Portugal tem vindo a perder terreno nos últimos anos e está agora na 30ª posição com 12,6 Mbps de velocidade média de acesso, enquanto na velocidade de pico ficou na 45ª posição com 54,7 Mbps.