S60L PPHEV é um veículo plug-in híbrido a gasolina.
A marca sueca reuniu num só veículo um carro elétrico, um carro híbrido e um carro de alta performance.
A Volvo vai apresentar no Salão Automóvel de Pequim o protótipo S60L PPHEV, um veículo plug-in híbrido a gasolina. A marca sueca reuniu num só veículo um carro elétrico, um carro híbrido e um carro de alta performance, uma combinação de condução dinâmica e excelente economia de combustível.
Com lançamento previsto para a China no início de 2015, o S60L PPHEV combina os 238cv do motor turbo Drive-E a gasolina com a tecnologia híbrida plug-in. O modelo será produzido no país, na fábrica de Chengdu e faz parte do plano da Volvo para contribuir para o desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias automóveis na China.
"A criação de uma motorização com 238+68cv e 350+200Nm de binário, que combina um motor turbo a gasolina de quatro cilindros da nossa nova família de motores Drive-E e um motor elétrico prova que o carro mais eficiente pode ser também o mais divertido de conduzir. Esta é a nossa motorização mais avançada tecnologicamente de sempre. Aproxima-nos da nossa visão de oferecer automóveis com emissões zero no futuro", referiu Peter Mertens, vice-presidente sénior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo.
A tecnologia elétrica do S60L PPHEV é a mesma que já se encontra no Volvo V60 Plug-in Hybrid, o primeiro híbrido plug-in do mundo, um veículo que tem sido um grande sucesso nos mercados europeus.
No caso do S60L o motor diesel foi substituído por um motor turbo Drive-E com 238cv e 350Nm de binário. Outros componentes-chave da motorização incluem um gerador integrado de arranque ISG, colocado entre o motor e a caixa automática de oito velocidades, e o motor elétrico de 68cv alimentado por uma bateria de iões de lítio de 11,2 kWh instalada sob o piso da mala.
No interior o condutor pode optar por uma escolha entre três modos de circulação, que permitem três comportamentos completamente distintos: Pure, Hybrid e Power. No modo híbrido as emissões de dióxido de carbono são cerca de 50 g/km, o equivalente a um consumo de combustível de apenas 2.0l/100 km.
À distância de um simples botão o condutor também pode optar por conduzir em modo puro elétrico (Pure), com uma autonomia de 50km. Mas se quiser aproveitar ao máximo a capacidade dos dois motores, o modo Power utiliza a potência combinada de 306cv e os 550Nm de binário para levar o S60L PPHEV aos 100km/h em 5.5 segundos.
O S60L PPHEV pode ser recarregado através de uma tomada elétrica convencional (230V) em casa ou no parque de estacionamento. O tempo de recarga varia de acordo com a amperagem. Uma carga completa com 10A demora 4,5 horas, enquanto que o carregamento numa tomada de 16A demora menos de 4,0 horas.
Ao pressionar o botão AWD a tração integral elétrica é ativada e, em vez da transferência de energia mecânica de tração nas quatro rodas convencional, a unidade de controlo central distribui a potência entre as rodas dianteiras a gasolina e o eixo traseiro acionado eletricamente.
O S60L PPHEV recebeu um tratamento especial, com o exterior pintado em branco pérola cristal fosco, com detalhes contrastantes em preto ou azul na parte inferior da carroçaria e nas jantes de sete raios. O interior foi revestido em pele exclusiva castanha com costuras contrastantes nos assentos, no volante, no painel de instrumentos e nos painéis das portas.
Fonte: autoviva