Já se sabia que o Windows 10 iria chegar este ano, mas agora a Microsoft avança com uma data mais concreta (dentro do possível). O Windows 10 irá ser lançado este Verão, e será gratuito para quem já tiver Windows 7 ou Windows 8.
O novo Windows 10 pretende ser, finalmente, uma plataforma unificadora que começa a tirar partido de uma das grandes vantagens que a Microsoft tem, de estar presente em toda a gama de dispositivos: dos embedded aos smartphones, dos portáteis aos desktops, das consolas de jogos aos televisores.
O Windows 10 será lançado este Verão em 190 países e em 111 línguas, e será do agrado de todos os que já estiverem a usar Windows 7 ou Windows 8, pois poderão fazer o upgrade para o Windows 10 durante o primeiro ano de forma completamente gratuita (importa referir que não é para usarem o Windows 10 apenas por um ano – a partir do momento que fizerem o upgrade para o Windows 10, ficarão com o sistema total completamente gratuito, para uso sem qualquer limitação de tempo.)
A Microsoft também faz uma forte aposta na China, com parcerias com alguns dos seus "gigantes", como a Lenovo e Tencent, para promover a actualização para o Windows 10 (e que até contempla a possibilidade do upgrade gratuito para quem estiver a usa cópias pirata do Windows), e pisca também o olho aos dispositivos Android.
Alguns utilizadores com Xiaomi Mi 4 (um smartphone Android) irão ser convidados a testar uma versão do Windows 10 para o seu smartphone – ao estilo de uma ROM alternativa. Isto parece ser um pequeno passo naquela direcção que já temos sugerido várias vezes: de que em breve, também os smartphones e tablets poderão ser tratados como os portáteis ou desktops, no sentido de que o utilizador poderá facilmente instalar neles o sistema operativo desejado. É certo que o sector mobile consiste em milhares de variantes e não é tarefa fácil mas… não é precisamente isso com que os sistemas operativos tradicionais já têm que lidar nos desktops e portáteis?
via abertoatedemadrugada